1950 " alt="" />- Na década de 1950, ao desenhar o computador Mark III, Howard H. Aiken desenvolveu um modo para traduzir em códigos numéricos os comandos em notação matemática preparados por um programador.
Maurice V. Wilkes, usou o Assembler (linguagem simbólica Assembly) no EDSAC, na Universidade de Cambridge.
Ainda nesse ano a "Remington-Rand" adquiriu a "Eckert-Mauchly Computer Corp".
1951 - Em 14 de junho foi entregue ao "U.S. Census Bureau" o primeiro computador produzido comercialmente, para uso civil e fabricado em série, o UNIVAC I ("UNIVersal Automatic Computer") encomendado pelo Censo dos Estados Unidos e desenvolvido pela "Remington Rand", sob a liderança de J. Presper Eckert e John W. Mauchly.
A máquina usava programa armazenado e um compilador. Ocupava 32,5 metros quadrados do escritório e pesava pouco mais de 7,2 toneladas. Era acompanhado de um equipamento para impressão chamado UNIPRINTER, que consumia 14.000 W de energia.
Trabalhava com caracteres alfanuméricos e tinha periféricos operacionalmente independentes. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. O UNIVAC possuía uma freqüência de “clock” de 2,25 Mhz e podia calcular números de dez dígitos, com uma velocidade de 100.000 cálculos por segundo, além de poder gravar em sua fita magnética dados com a velocidade de 40.000 dígitos binários por segundo. Utilizava diodos de cristal e memória de mercúrio e uma fita magnética como memória. Tinha 5.000 tubos de vácuo e era capaz de realizar até 1.905 operações por segundo e seu preço chegou a US$1 milhão. Tinha um teclado que era usado para controlar o console. A entrada de dados era feita predominantemente com o uso dos cartões perfurados. A saída de dados era feita via linhas de impressão como uso da máquina de escrever para maior rapidez.
Foram vendidas 46 unidades do UNIVAC Modelo I, tendo sido o primeiro computador que armazenava programas e estava disponível comercialmente.
Entre 1945 e 1951, Jay Forrester e Kenneth Olsen no MIT ("Instituto de Tecnologia de Massachusetts"), construíram o WhirlWind (do inglês, redemoinho). A entrada de dados era feita a partir de fitas perfuradas e a saída em monitor de vídeo CRT e/ou na "flexowriter", semelhante a uma máquina de escrever. Foi o primeiro computador a processar informações em tempo real.
1952 - Nesse mesmo ano, Grace Hopper transformou-se em uma pioneira no processamento de dados, criando o primeiro compilador, que é um programa que possibilita transformar o código de um programa, escrito em uma linguagem de programação, como C, Cliper..., em linguagem de máquina, gerando o código binário que pode ser executado.
Nesse mesmo ano, a "International Business Machines" (IBM) informou, em 29 de abril, que havia construído o IBM 701, seu primeiro computador com programa armazenado, que utilizava fita plástica, mais rápida que a metálica do UNIVAC. Até então, todas as máquinas utilizavam cartões perfurados. O IBM 701 foi o primeiro computador que usou o conceito de memória, dispositivo que armazena internamente os dados processados.
O computador só começou a ser comercializado no ano seguinte, quando a nova máquina saiu do "IBM Poughkeepsie Laboratory" e foi formalmente apresentada ao público em 7 de abril de 1953 como "IBM 701 Electronic Data Processing Machine". Foi o primeiro computador científico disponível comercialmente sendo que foram vendidas 19 unidades em 3 anos.
Ainda em 1952, a "RCA" desenvolveu o Bizmac, com memória com núcleo de ferro e um cilindro magnético que suportava a primeira base de dados.
Apenas uma hora depois que a votação havia terminado o UNIVAC I predisse que o candidato Eisenhower ganharia a eleição para presidente por 7% dos votos.
Aparentemente, em 1952 surgiu o primeiro vídeo game: 0X0, escrito por Alexander S. Douglas e deve ter sido executado no EDSAC.